Quais são as características dos inversores de painel fotovoltaico?
Potência : a potência nominal do inversor solar é a potência máxima sustentada que ele pode oferecer captada pelas placas. Pode ser oferecido em dois tipos de unidades, em watts (W) e volt-ampere (VA). Ambas as unidades referem-se à potência e são diferenciadas pelo tipo de consumidor existente. Cargas resistivas como lâmpadas incandescentes, fornos, resistores, etc. possuem tensão e intensidade sem qualquer diferença de fase e a potência que demandam é diretamente de watts. Por outro lado, no caso de consumidores indutivos ou capacitivos como motores, lâmpadas fluorescentes e em geral dispositivos com transformadores, a tensão e a intensidade ficam defasadas entre si, consumindo volt-ampère.
Potência máxima: a potência máxima entregue é geralmente o dobro da nominal. Ocorre por alguns segundos e serve para responder aos picos de consumo de cargas como motores na partida.
Temperatura: possuem potência nominal definida sob determinadas condições, geralmente 25ºC. Quando a temperatura ambiente aumenta, a dissipação do calor gerado pelo efeito Joule no próprio inversor do painel solar torna-se mais difícil e consequentemente a potência entregue pelo inversor diminui.
Tensão: a tensão de um inversor para painéis fotovoltaicos define a tensão do banco de baterias que deve estar conectado para que ele funcione. O inversor de painel solar de 12V costuma ter potências baixas, até cerca de 2.000W, o inversor de 24V tem potências intermediárias de 2.000W a 3.000W e os inversores de 48V de 4.000W a 10.000W. Isso se deve à conversão de energia de corrente contínua em corrente alternada e à intensidade que passa pela linha da bateria ao inversor.
Consumo em espera: O consumo em espera é o consumo que um inversor tem mesmo quando não há consumo em sua saída. Quanto maior a potência do inversor, maior será o consumo em standby.
