Reguladores

Regulador de carga solar

Regulador de carga solar

Modelos de regulador de carga solar
O regulador de carga solar é um pequeno componente que pode ser independente ou integrado ao inversor. É responsável por regular a quantidade de energia que as baterias armazenam, protegendo assim a sua vida útil. Existem dois tipos de reguladores solares:
❶ O regulador de carga PWM. Este regulador de carga solar atua apenas como um corte de energia entre os painéis solares e a bateria quando ela está totalmente carregada.
Para que este controlador solar funcione corretamente, a mesma tensão deve ser encontrada nos módulos solares e nas baterias, por exemplo, se tivermos um módulo fotovoltaico de 12V e uma bateria de 12V. O regulador de carga solar funcionará corretamente se tivermos painéis solares de 24V e um conjunto de baterias que operem a 24V. Abaixo mostramos vários exemplos: 
❏ Painel 12V + Bateria 12V = Regulador de carga solar PWM
❏ Painel 24V + Bateria 24V = Regulador de Carga Solar PWM
❏ Painel 48V + Bateria 48V = regulador de carga PWM. Neste caso devemos verificar se o regulador do painel solar funciona a 48V, pois nem todos os reguladores do painel solar são capazes de fazê-lo.
❷ Regulador solar MPPT. Por outro lado, encontramos reguladores de carga MPPT, este tipo de controlador de painel solar corta o fluxo de corrente dos módulos fotovoltaicos quando a bateria está totalmente carregada.
Além disso, este tipo de regulador solar é capaz de adaptar a tensão de saída do módulo fotovoltaico à tensão da bateria. Utilizar este tipo de controlador solar é muito útil quando temos um módulo fotovoltaico que não é a tensão da bateria.
Apresentamos aqui alguns exemplos de funcionamento de um controlador de painel solar:
❏ Painel de Conexão à Rede + Bateria 12V = Regulador de Carga MPPT
❏ Painel 24V + Bateria 12V = Regulador MPPT
Todos estes reguladores de carga MPPT apresentam 3 limitações muito importantes a considerar na escolha do regulador de carga solar necessário para regular a carga do painel solar:
A primeira limitação que encontramos nos reguladores de carga solar MPPT é a potência máxima do campo fotovoltaico . Cada controlador fotovoltaico limitará a quantidade de W que somam todos os painéis fotovoltaicos que temos em nosso sistema. Por exemplo, se tivermos 2 painéis solares de 300W, devemos ter em conta que temos 600W de campo fotovoltaico. Os reguladores de carga MPPT têm limitações de W no campo fotovoltaico.
A segunda limitação do regulador de carga MPPT é, como acontece com todos os reguladores de painel solar, que nunca devemos exceder os amperes máximos do regulador de painel solar . Para calcular os amperes que descem da energia fotovoltaica devemos somá-los de cada um dos painéis. No caso de fazermos séries de 2 ou 3 painéis fotovoltaicos, devemos levar em consideração que na série se soma tensão e não amperes, portanto a queda de amperagem de um grupo de 2 painéis fotovoltaicos será a mesma como se houvesse um painel, mas com o dobro da tensão.
A última limitação é a tensão de entrada . Normalmente, algum regulador de carga solar MPPT tem uma tensão de entrada maior que um regulador de carga PWM, o que nos permite ter vários painéis fotovoltaicos em série. Por exemplo, se um módulo fotovoltaico possui corrente máxima de 8A e 34V, ao conectá-lo com outro idêntico em série, o resultado da conexão será 8A e 72V. Nunca devemos ultrapassar o limite de tensão do controlador solar se não quisermos ter problemas com o funcionamento do próprio regulador solar. Daí a importância do controlador solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.